Com que pasta que eu vou? PASTAS PENDULARES

No último post, apresentei a PASTA PENDULAR PAPÉIS SOLTOS, destacando as diferenças em relação aos modelos de PASTAS SUSPENSAS, mais amplamente conhecidas.

Sua principal vantagem reside na possibilidade de ser utilizada em níveis mais altos do ambiente, em função de ser constituída por suportes que, diferentemente das pastas suspensas, são encaixados nos arquivos de forma semelhante a um cabide.

Sua identificação se dá por meio de visores localizados na extremidade do suporte, voltados para a parte externa do arquivo, o que permite fácil acesso, mesmo em níveis mais altos, alcançando alturas que são inviáveis ergonomicamente para as pastas suspensas. Destacadas as diferenças, hoje quero tratar das semelhanças entre os dois tipos de pasta: a suspensa e a pendular (ou lateral).

 

4 modelos de pasta pendular, com as mesmas funções dos respectivos modelos suspensos
4 modelos de pasta pendular, com as mesmas funções dos respectivos modelos suspensos

Na imagem acima, instaladas num arquivo deslizante, 3 modelos de pasta suspensa já apresentados aqui, agora com suportes que a transformaram em pastas pendulares: Para papéis fixos, com cartão neutro, com lombo plástico.

Portanto, todas as aplicações dos diferentes modelos de pasta suspensa – já apresentados em posts anteriores – se repetem nos modelos pendulares, mantendo-se a mesma bolsa (a parte da pasta normalmente constituída de cartão kraft, marmorizado ou neutro, como já mostrei) sendo apenas o tipo de suporte o que lhe confere a distinção.

As pastas pendulares, desta forma, não só permitem a utilização em níveis mais altos nos arquivos, como podem cumprir, com vantagens, as mesmas funções dos diversos modelos de pastas suspensas.

Conheça todos os modelos de pasta pendular em https://loja.oorganizador.com.br/pasta-pendular-papeis-soltos-235mm-altura-cartao-kraft-300g-sem-grampo-25-un

No próximo post, um modelo de pasta muito interessante para arquivos médicos, consórcios e recursos humanos: A pasta dígito-terminal.

Até lá.

Organize-se!