Com que pasta que eu vou? PASTAS SUSPENSAS CARTÃO NEUTRO

No post anterior, ao comentar sobre as pastas suspensas, suas características e aplicações, citei a existência de algumas opções de materiais usados numa parte muito importante das pastas: as bolsas.

A bolsa é o componente que tem mais contato com os documentos. Em função disso, ao escolher uma pasta, é importante saber se o documento requer alguma necessidade específica.

Alguns materiais, como as fotografias, são muito sensíveis. Deve-se ter cuidado com a incidência de luz, variações de temperatura, presença de poeira, etc., e ainda evitar o contato com outros papéis ou componentes metálicos.

Para estes casos, um tipo de pasta suspensa especial foi desenvolvida, utilizando um cartão de ph neutro, cuja composição é menos agressiva aos materiais fotográficos.

Hoje, PASTAS SUSPENSAS CARTÃO NEUTRO

Pasta suspensa com bolsa em cartão neutro, para guarda de acervos sensíveis
Pasta suspensa com bolsa em cartão neutro, para guarda de acervos sensíveis

 

O que é: Pasta para arquivamento de documentos avulsos, destinada ao armazenamento em gavetas, especialmente desenvolvida para fotografias e outros documentos sensíveis.

Principais características: Formada por 3 elementos principais: varão (o suporte responsável pelo encaixe no arquivo), bolsa (componente que envolve os documentos, confeccionado em cartão neutro) e visor (componente destinado à identificação do conteúdo).

Melhor usar para: Acervos fotográficos e outros documentos sensíveis que se pretenda conservar.

Limitações de uso: É praticamente restrita aos pequenos arquivos de mesa, de pequena capacidade, ou aos arquivos de aço, com gavetas. Torna-se inconveniente para arquivos volumosos, onde é necessário armazenamento em níveis mais elevados, para economizar espaço.

Na hora de escolher, prefira: Varões removíveis de poliestireno de alto impacto, com posições predeterminadas para encaixe dos visores, visores de acrílico e etiquetas serrilhadas em diferentes cores, para facilitar a visualização.

Evite: Os modelos que tenham componentes metálicos no suporte, e os visores de plástico fino, que se desprendem facilmente.

No próximo post tratarei de uma variação bem interessante e pouco conhecida das pastas suspensas, aquelas destinadas aos papéis fixos.

Conheça melhor este modelo de pasta suspensa em https://loja.oorganizador.com.br/pasta-suspensa-papeis-soltos-235mm-altura-cartao-neutro-sem-grampo-25-un

Até lá.

Organize-se!