Com que pasta que eu vou? PASTAS SUSPENSAS COM LOMBADA

Fechando o tema das pastas conhecidas como suspensas é o momento de tratar da pasta com lombada.

A lombada, ou o lombo plástico, nas pastas suspensas, é um recurso que serve para expandir sua capacidade de armazenamento de papéis, através de um alargamento do dorso, que recebe um reforço colado (tecido tipo percaline) ou encaixado (lombo plástico) que permitem, dependendo do modelo, estender sua capacidade para até 5cm.

Os modelos com lombo plástico, além de terem ampliada sua capacidade de arquivamento, permitem a sua utilização como uma espécie de pasta-mãe, acomodando diversas pastas intercaladoras (que apresentarei mais adiante) nela referenciadas.

Esta solução é muito eficaz no caso de séries de documentos que se desdobram em várias pastas, como Contratos, Clientes ou Fornecedores, nas empresas, ou Pagamentos Mensais, Imposto de Renda, por exemplo, nos escritórios domésticos.

Hoje, PASTAS SUSPENSAS COM LOMBADA

Pasta suspensa com lombo plástico de 50mm, varões plásticos e visor de acrílico
Pasta suspensa com lombo plástico de 50mm, varões plásticos e visor de acrílico

O que é: Pasta para arquivamento de documentos avulsos, destinada ao armazenamento em gavetas, com dorso expandido para receber maior volume de documentos.

Principais características: Formada por 4 elementos principais: varão (o suporte responsável pelo encaixe no arquivo), bolsa (componente que envolve os documentos), visor (componente destinado à identificação do conteúdo) e lombada (dorso alargado e reforçado, para estender sua capacidade).

Melhor usar para: Conjuntos documentais formados por maiores quantidades de papéis, ou pastas intercaladoras.

Limitações de uso: É praticamente restrita aos pequenos arquivos de mesa, de pequena capacidade, ou aos arquivos de aço, com gavetas. Não é conveniente para arquivos volumosos, onde é necessário armazenamento em níveis mais elevados, para economizar espaço.

Na hora de escolher, prefira: Varão removível de poliestireno de alto impacto, com posições predeterminadas para encaixe dos visores, visores de acrílico e etiquetas serrilhadas em diferentes cores, para facilitar a visualização.

Evite: Os modelos que tenham componentes metálicos no suporte, os visores de plástico fino, que se desprendem facilmente.

Pastas suspensas com lombada: ótimas para armazenar pastas intercaladoras
Pastas suspensas com lombada: ótimas para armazenar pastas intercaladoras

 

Conheça melhor este modelo de pasta suspensa em https://loja.oorganizador.com.br/pasta-suspensa-com-lombo-plastico-de-50mm-235mm-altura-cartao-timbo-350g-sem-grampo-20-un

Na próxima semana, apresentarei modelos de pastas laterais, também conhecidas como pendulares.

Até lá.

Organize-se!