Com que pasta que eu vou? PASTAS SUSPENSAS PAPÉIS FIXOS

Num post anterior em que detalhei as características e aplicações das pastas suspensas, apresentei o modelo mais conhecido de pasta deste tipo, que tem visualização frontal e apresenta suas melhores vantagens quando empregada para armazenar papéis soltos, avulsos, dispensando o uso de grampos.

Alguns documentos, no entanto, por sua característica, necessitam ser mantidos presos uns aos outros, seja para formarem sentido ou para evitar extravios.

Para atender a estes casos existe um modelo específico, derivado da pasta suspensa. Diferentemente das suspensas comuns, que têm 2 varões, nesta pasta o varão é único, e a posição do cartão é invertida, o que impossibilita o arquivamento dos documentos sem fixá-los.

Hoje, PASTAS SUSPENSAS PAPÉIS FIXOS

Pasta suspensa para papéis fixos, em cartão marmorizado, varão de plástico removível e grampo plástico: ótima solução para processos e dossiês
Pasta suspensa para papéis fixos, em cartão marmorizado, varão de plástico removível e grampo plástico: ótima solução para processos e dossiês

O que é: Pasta para arquivamento de documentos fixos, destinada ao armazenamento em gavetas.

Principais características: Formada por 4 elementos principais: varão (o suporte responsável pelo encaixe no arquivo), bolsa (componente que envolve os documentos, confeccionado em cartão neutro), visor (componente destinado à identificação do conteúdo) e grampo (para fixação dos documentos). Uma vantagem adicional deste modelo é sua versatilidade. Ao retirar-se o varão, ela transforma-se numa pasta tipo intercaladora, podendo perfeitamente ser transportada com conforto para reuniões e audiências, reincorporando-se ao arquivo facilmente com o reencaixe do varão.

Melhor usar para: Acomodar documentos que precisem ser mantidos unidos, por meio de grampos, como os processos administrativos ou judiciais, e os dossiês.

Limitações de uso: É praticamente restrita aos pequenos arquivos de mesa, de pequena capacidade, ou aos arquivos de aço, com gavetas. Não é conveniente para arquivos volumosos, onde é necessário armazenamento em níveis mais elevados, para economizar espaço. Não aceita documentos avulsos.

Na hora de escolher, prefira: Varão removível de poliestireno de alto impacto, com posições predeterminadas para encaixe dos visores, visores de acrílico e etiquetas serrilhadas em diferentes cores, para facilitar a visualização.

Evite: Os modelos que tenham componentes metálicos no suporte, os visores de plástico fino, que se desprendem facilmente, e os grampos metálicos, que danificam os documentos e podem causar acidentes aos usuários.

Conheça melhor este modelo de pasta suspensa em https://loja.oorganizador.com.br/pasta-suspensa-papeis-fixos-235mm-altura-cartao-timbo-350g-com-grampo-plastico-25-un

No próximo post apresentarei uma solução de pasta suspensa para volumes maiores de documentos, as pastas com lombada.

Até lá.

Organize-se!