Com que pasta que eu vou? PASTAS SUSPENSAS

Quando nos deparamos com documentos a organizar, seja nas empresas ou em casa, surge a dúvida: Qual a maneira adequada de armazenar? Que tipo de pasta utilizar? Qual modelo vai facilitar a consulta, conservar os documentos e permitir melhor aproveitamento do espaço disponível?

Conforme combinado, iniciarei hoje, uma série de posts analisando os principais modelos de pastas disponíveis no mercado para arquivamento de documentos, buscando ajudar Arquivistas, Secretárias, Profissionais de Organização ou usuários de arquivos a fazer esta escolha, de modo a tirar o máximo rendimento de seus arquivos em cada situação.

Hoje, PASTA SUSPENSA:

Pasta suspensa para papéis soltos, cartão marmorizado, varões plásticos removíveis e visores de acrílico
Pasta suspensa para papéis soltos, cartão marmorizado, varões plásticos removíveis e visores de acrílico

 

O modelo de pasta conhecida como pasta suspensa é amplamente conhecido e dispensa maiores apresentações. Tem uso bastante difundido, sobretudo nos pequenos negócios, mas apresenta algumas limitações importantes para aplicações em arquivos de maior volume.

O que é: Pasta para arquivamento de documentos avulsos, destinada ao armazenamento em gavetas.

Principais características: Formada por 3 elementos principais: varão (o suporte responsável pelo encaixe no arquivo), bolsa (componente de papel, plástico, etc, que envolve os documentos) e visor (componente destinado à identificação do conteúdo).

Melhor usar para: Documentos soltos, de arquivamento e consulta rápida. Existem modelos mais adequados para documentos que necessitem ser mantidos presos, como tratarei num post mais adiante.

Limitações de uso: É praticamente restrita aos pequenos arquivos de mesa, de pequena capacidade, ou aos arquivos de aço, com gavetas. Torna-se inconveniente para arquivos volumosos, onde é necessário, para economizar espaço, armazená-las em níveis mais elevados.

Na hora de escolher, prefira:Varões removíveis de poliestireno de alto impacto, com posições predeterminadas para encaixe dos visores, visores de acrílico e etiquetas serrilhadas em diferentes cores, para facilitar a visualização. Na bolsa, os cartões mais resistentes são os marmorizados, com gramatura mínima de 300g. Há ainda o cartão neutro, destinado a documentos que requerem maiores cuidados de conservação, e que trataremos mais detalhadamente no próximo post.

Evite: Os modelos que tenham componentes metálicos no suporte, e os visores de plástico fino, que se desprendem facilmente.

No próximo post, apresentarei uma versão da pasta suspensa especialmente desenvolvida para documentos que requerem mais cuidados de conservação.

Conheça outros modelos de pasta suspensa em https://loja.oorganizador.com.br/pastas

Até lá.

Organize-se!