Qual é a sua? 3 desculpas para não se organizar

Organizar a vida traz inúmeros benefícios. Nos tornamos mais produtivos, aproveitamos melhor o tempo, reduzimos o stress e a fadiga. Apesar disso, são muito comuns os casos de pessoas que resistem a adotar hábitos e atitudes organizadas no seu cotidiano, apresentando desculpas variadas para este comportamento. Você se identifica com algumas destas?

 

Qual é a sua? 3 desculpas para não se organizar
Qual é a sua? 3 desculpas para não se organizar

 

1) A Organização é um dom. Como nasci sem este dom, não há como adquiri-lo:

Efetivamente, algumas pessoas apresentam uma tendência maior para a organização do que outras. Há estudos que mostram diferenças entre o funcionamento dos dois hemisférios cerebrais, e uma tendência de predomínio de um sobre o outro, o que explica a adoção de comportamentos mais analíticos, metódicos e organizados (lado esquerdo) ou mais criativos e intuitivos (lado direito). No entanto, isso não significa que não possamos desenvolver simultaneamente habilidades relacionadas aos dois lados. É uma questão de hábito, que pode ser desenvolvido. É só começar.

 

2) É impossível organizar-se trabalhando num ambiente desorganizado:

O ambiente de trabalho interfere significativamente na capacidade das pessoas adotarem hábitos organizados, uma vez que em muitas empresas os profissionais são forçados a compartilhar o espaço com colegas desorganizados. No entanto, com planejamento, habilidade, persistência e o emprego de ferramentas adequadas, é possível não só controlar distrações e interrupções como até mesmo ajudar os colegas a se organizarem, com benefícios para todos.

 

3) Planejo ser mais organizado um dia, quando tiver tempo:

Estar ocupado não significa ser eficiente.  A falta de tempo pode ser exatamente consequência da desorganização. Desorganizada, sua rotina tende a ser uma correria de um lado para outro, e realizar algo proveitoso fica cada vez mais difícil. Planejando o uso do tempo com foco nos seus objetivos, sua produtividade cresce, e suas atividades têm mais chance de sucesso.

 

Quer uma ajuda para parar com as desculpas e organizar a vida? https://oorganizador.com.br/site/cursos-e-consultorias/

 

Créditos das imagens: Google Images