Organização de Arquivos: Oportunidade para Personal Organizers

É muito comum um Personal Organizer que está iniciando a sua carreira ficar em dúvida sobre como funciona o mercado de Organização de Arquivos. Afinal, a profissão apresenta boas oportunidades, mas é necessário usar as estratégias certas para conseguir encontrá-las e ter sucesso na prestação de serviços. E você? Está ingressando no ofício de Personal Organizer?

Então, preparamos esse artigo para ajudá-lo a conhecer “o caminho das pedras” e tornar-se um especialista em Organização de Arquivos. Acompanhe!

O que fazer para se especializar em Organização de Arquivos?

Boa parte dos Personal Organizers é micro empreendedor individual (MEI) ou autônomo. Por isso, são os principais responsáveis pela própria gestão de carreira. Mesmo sem a base oferecida por um emprego formal, é possível ser bem-sucedido nessa profissão e conseguir uma longa cartela de clientes. Contudo, é preciso utilizar estratégias eficientes. Vejamos algumas delas:

Conheça o mercado da sua região

A primeira ação é observar as oportunidades de trabalho na sua região. Por exemplo, nos centros urbanos, as grandes empresas normalmente tem um arquivista (profissional graduado em Arquivologia), mas essa não é a realidade de muitos pequenos negócios. Sendo assim, abre-se uma porta para serviços de Organização de Arquivos nessa fatia de mercado.

Outra possibilidade de trabalho é nos condomínios residenciais. Existem regiões com muitos desses empreendimentos e novos estão sendo construídos. Os seus síndicos precisam arquivar uma série de documentos, como: atas das reuniões condominiais, contratos de prestação de serviços, notas de pagamento de impostos etc. Com certeza, a ajuda de um Personal Organizer será bem-vinda.

Com o aumento das tecnologias corporativas, muitas empresas têm profissionais trabalhando em home office e existem também pessoas que preferem montar o seu próprio escritório em casa. O que acha de procurar por esses trabalhadores na sua região?

Diante de todas essas opções, cabe a você escolher qual é o público que desejará atender e entender bem os seus anseios e necessidades. Com isso, conseguirá prestar um serviço personalizado e de qualidade.

Faça parcerias

Para conseguir clientes no mercado de Organização de Arquivos, o Personal Organizer precisa fazer parcerias. Construir um networking (rede de relacionamento) com profissionais de Arquivologia ajudará na busca de oportunidades de trabalho e conseguir mão de obra para a realização de serviços mais complexos.

Além disso, é importante descobrir fornecedores de equipamentos e materiais de qualidade. Para isso, opte pelos que oferecem o melhor custo-benefício para ter um excelente retorno sobre o investimento (ROI). Com o tempo, será mais fácil conseguir preços vantajosos.

Por fim, os prestadores de serviços, como empresas de microfilmagem, digitalização, guarda de acervos etc. Podem ser a ajuda de que precisa para fechar um contrato e entregar os serviços dentro do prazo.

Uma maneira de encontrar pessoas que atuam na área de gestão documental é por meio da rede social profissional Linkedln. No espaço para busca, digite: Arquivologia, Gestão de Arquivos e outros termos semelhantes, para o sistema mostrar uma lista de potenciais conexões.

Promova a sua marca

Nada melhor do que o marketing digital para ajudar na divulgação do seu trabalho. Afinal, segundo o relatório Digital 2018, o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de usuários das redes sociais. Então, aproveite esses canais de comunicação e faça o seu marketing pessoal.

Por exemplo, produzir vídeos para o Youtube com dicas de Organização de Arquivos é o ideal para demonstrar a sua experiência profissional. Além disso, fazer postagens de imagens dos trabalhos que realizou no Instagram, atrairá novos clientes.

Outra ferramenta é o Facebook que possibilita a criação de uma fanpage (página corporativa) para conseguir seguidores. Após isso, a realização de lives (transmissões ao vivo) sobre Organização de Arquivos aproximará você do seu público-alvo.

Realize cursos de especialização

Quanto mais conhecimento adquirir sobre a área de Organização de Arquivos, mais capacitado você será. Por exemplo, o curso on-line de Organização de Arquivos O Organizador é lecionado por Tadeu Motta — Historiador, Especialista em Organização de Arquivos e Personal Organizer.

Nele são apresentadas técnicas e soluções eficientes para que o Personal Organizer entenda como oferecer um serviço de qualidade e deixar o arquivo dos seus clientes funcional.

É imprescindível ter uma orientação perita por meio de cursos, especializações e certificações. Desse modo, você será um profissional diferenciado e pronto para ter sucesso nesse mercado tão próspero.

Gostou no nosso artigo? O que acha de conhecer o curso on-line de Organização de Arquivos O Organizador? Aprimore seus conhecimentos e tenha uma carreira brilhante!