Como se especializar em organização de arquivos para empresas

É muito comum um Personal Organizer que está iniciando a sua carreira ficar em dúvida sobre como funciona o mercado de Organização de Arquivos. Afinal, a profissão apresenta boas oportunidades, mas é necessário usar as estratégias certas para conseguir encontrá-las e ter sucesso na prestação de serviços. E você? Está ingressando no ofício de Personal Organizer?

Então, preparamos esse artigo para ajudá-lo a conhecer “o caminho das pedras” e tornar-se um especialista em Organização de Arquivos. Acompanhe!

O que fazer para se especializar em Organização de Arquivos?

Boa parte dos Personal Organizers é micro empreendedor individual (MEI) ou autônomo. Por isso, são os principais responsáveis pela própria gestão de carreira. Mesmo sem a base oferecida por um emprego formal, é possível ser bem-sucedido nessa profissão e conseguir uma longa cartela de clientes. Contudo, é preciso utilizar estratégias eficientes. Vejamos algumas delas:

Conheça o mercado da sua região

A primeira ação é observar as oportunidades de trabalho na sua região. Por exemplo, nos centros urbanos, as grandes empresas normalmente tem um Arquivista (profissional graduado em Arquivologia), mas essa não é a realidade de muitos pequenos negócios. Sendo assim, abre-se uma porta para serviços de Organização de Arquivo nessa fatia de mercado.

Outra possibilidade de trabalho é nos condomínios residenciais. Existem regiões com muitos desses empreendimentos e novos estão sendo construídos. Os seus síndicos precisam arquivar uma série de documentos, como: atas das reuniões condominiais, contratos de prestação de serviços, notas de pagamento de impostos etc. Com certeza, a ajuda de um Personal Organizer será bem-vinda.

Com o aumento das tecnologias corporativas, muitas empresas têm profissionais trabalhando em home office e existem também pessoas que preferem montar o seu próprio escritório em casa. O que acha de procurar por esses trabalhadores na sua região?

Diante de todas essas opções, cabe a você escolher qual é o público que desejará atender e entender bem os seus anseios e necessidades. Com isso, conseguirá prestar um serviço personalizado e de qualidade.

Faça parcerias

Uma estratégia que atrai trabalho é a realização de parcerias ou networking. Aproxime-se dos profissionais arquivistas por meio das redes sociais profissionais como o Linkedln. Fazendo assim, eles poderão indicar os seus serviços para clientes em potencial.

Também é importante procurar fornecedores de equipamentos e materiais de alta qualidade. Dessa forma, torna-se possível comparar preços e optar pelo fornecedor que oferece o melhor custo-benefício.

Além disso, aproxime-se de prestadores de serviços, como empresas de digitalização, guarda de acervos e microfilmagens.  Com isso, fica mais fácil fechar contratos com clientes e ter a certeza de que entregará os serviços dentro do prazo acordado.

Promova a sua marca

Nada melhor do que o marketing digital para ajudar na divulgação do seu trabalho. Afinal, segundo o relatório Digital 2018, o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de usuários das redes sociais. Então, aproveite esses canais de comunicação e faça o seu marketing pessoal.

Por exemplo, produzir vídeos para o Youtube com dicas de Organização de Arquivos é o ideal para demonstrar a sua experiência profissional. Além disso, fazer postagens de imagens dos trabalhos que realizou no Instagram, atrairá novos clientes.

Outra ferramenta é o Facebook que possibilita a criação de uma fanpage (página corporativa) para conseguir seguidores. Após isso, a realização de lives (transmissões ao vivo) sobre Organização de Arquivos aproximará você do seu público-alvo.

Realize cursos de especialização

Quanto mais conhecimento adquirir sobre a área de Organização de Arquivos, você será um profissional cada vez mais capacitado. Por exemplo, o curso on-line de Organização de Arquivos O Organizador é lecionado por Tadeu Motta — historiador e Personal Organizer. Nele são apresentadas técnicas e soluções eficientes para que o Personal Organizer entenda como oferecer um serviço de qualidade e deixar o arquivo dos seus clientes funcional.

É imprescindível ter uma orientação perita por meio de cursos, especializações e certificações. Desse modo, você será um profissional diferenciado e pronto para ter sucesso nesse mercado tão próspero.

Gostou no nosso artigo? O que acha de conhecer o curso on-line de Organização de Arquivos O Organizador? Aprimore seus conhecimentos e tenha uma carreira brilhante!