Como o Organizador usou um arquivo deslizante para armazenar um acervo de documentos nada tradicional

Arquivos deslizantes, como você sabe, têm função de organização de documentos em geral. Mas a sua utilidade não acaba aí. Você pode usá-los para infinitas funcionalidades como armazenamento de plantas e herbários. Entenda como isso pode ocorrer no case de sucesso de hoje.

Conhecendo a área do cliente e seu grande desafio

O Setor de Botânica de uma Universidade Federal localizada no Espírito Santo mantém um Herbário, coleção de plantas dessecadas, conservadas e organizadas segundo uma sistemática, para fins de pesquisa científica. Trata-se de um dos principais herbários do Espírito Santo, com importantes coleções das restingas do Estado.

A amostra de planta prensada e seca, fixada em uma cartolina de tamanho padrão acompanhada de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, conservado em herbário para fins de estudo botânico, é chamada exsicata.

O armazenamento das exsicatas exige condições especiais para que mantenham sua integridade e evitem a contaminação por bactérias e microrganismos.

As exsicatas estavam armazenadas em armários de aço comuns, inadequados para a guarda desse material orgânico, fato que atrapalhava os estudos e catalogação do setor.

A coleção armazenada em armários de aço comuns, além de estar correndo riscos de contaminação, demandava muito espaço, em função da necessidade de vãos de consulta múltiplos.

Como O Organizador conseguiu implantar o herbário  

O Organizador projetou e forneceu inicialmente um armário deslizante desenvolvido especificamente para o setor de Herbários, com porta e sistema de vedação que garantem a integridade das exsicatas armazenadas.

Nele, a estrutura tem os seguintes elementos:

  • Sua face é dotada de porta com bordas de neoprene para vedação;
  • Os escaninhos são padronizados para armazenagem de exsicatas;
  • Há sistema de fechadura com travamento superior e inferior, para perfeito fechamento;
  • vedação de silicone para evitar a contaminação do acervo.

Que resultados concretos a universidade conquistou com ajuda de O Organizador?

Boa parte do acervo passou a ser armazenado de forma adequada, dando início a um processo de substituição dos armários de aço comuns para a guarda da coleção.

As atividades de substituição foram ampliadas recentemente, com a aquisição de mais um módulo que foi instalado sobre a mesma base de trilhos.

Com isso, além de melhores condições de conservação da coleção, houve ganho sensível de capacidade de armazenamento, em virtude do compartilhamento de vãos de operação proporcionada pelo armário deslizante.

É importante destacar que, apesar do arquivo deslizante remeter à guarda de documentos, na verdade, é muito versátil e pode ser utilizado para armazenar uma variedade infinita de objetos.

Isso, inclusive,  abre uma possibilidade muito interessante de atuação para Personal Organizers que, conhecendo essas possibilidades, podem formar parcerias para oferecer esta solução a seus clientes, mesmo aqueles que não tem problemas com guarda de documentos em seus formatos tradicionais.

O que achou de conhecer mais sobre os desafios de organização e conservação de acervo natural do setor de Botânica da Universidade do ES? Quer dar um próximo passo na sua vida profissional como Personal Organizer, no ramo de Organização de Arquivos Corporativos? Confira o curso online Organização de Arquivos para Personal Organizer. Imperdível!